PREFEITURA, MPRN E TJRN PROMOVEM O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS DE RUA

Publicado em 27/04/2023 às 16:43

O projeto prevê a castração de 750 animais de rua em Acari e Carnaúba dos Dantas, sendo 500 gatas e 250 cadelas.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou uma parceria com o Tribunal de Justiça do RN e com a Prefeitura de Acari que irá viabilizar a castração de 750 animais de rua na cidade e no município vizinho, Carnaúba dos Dantas. O projeto prevê a castração exclusivamente de animais fêmeas, sendo 500 gatas e 250 cadelas. Animais de famílias de baixa renda também poderão ser castrados.

A iniciativa partiu da Promotoria de Justiça de Acari e vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade. O objetivo é controlar de forma humanizada a superpopulação de animais em situação de abandono.

Os recursos, cerca de R$ 150 mil, foram viabilizados pelo Poder Judiciário de Acari, por determinação do juiz de Direito Bruno Montenegro Ribeiro Dantas e são oriundos de penas pecuniárias aplicadas no âmbito da comarca.

O promotor de Justiça Sílvio Brito, titular da Promotoria de Acari, considera a iniciativa importante do ponto de vista ambiental e humanitário. “Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (26), com a castração de 18 gatas, e estão sendo realizados por uma equipe de veterinários da clínica Pet e Cia, sediada em Natal. A médica veterinária Arachelly Gurgel irá se deslocar periodicamente às cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas para realização das cirurgias”, explicou o promotor de Justiça.

Os trabalhos de identificação, captura, triagem e cuidados pré e pós-operatórios dos animais estão sendo desenvolvidos gratuitamente por voluntários das cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas, que se dedicam à proteção e bem-estar dos animais. Uma das pessoas, que se destaca nesse trabalho, é a protetora Cristiane Alves Dantas, que mora em Acari e se dedica há anos à causa animal.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Carnaúba dos Dantas, com vereadores de ambas cidades e com auxílio das Polícias Civil e Militar.

Entre os benefícios da castração para os animais estão:

• Redução do risco de câncer de ovário, útero, próstata e testículos;
  • Diminuição da agressividade, territorialidade e comportamento de marcação de território;
  • Redução da vontade de fugir em busca de parceiros sexuais;
  • Diminuição do risco de infecções e doenças sexualmente transmissíveis;
  • Prevenção de gestações indesejadas em fêmeas.

Em geral, a castração é uma forma segura e eficaz de melhorar a qualidade de vida dos animais e ajudar a controlar a superpopulação de animais de rua.

Para obter mais informações sobre a iniciativa e informar sobre animais de rua, as populações de Acari e Carnaúba dos Dantas podem entrar em contato com a Promotoria de Justiça Acari, por meio do número de WhatsApp (84) 99972-2341.