PREFEITO FERNANDO REALIZA LEITURA DA MENSAGEM ANUAL NESTA TERÇA (02)

por Damião Nelder de Medeiros Publicado em 02/02/2021 às 09:15

O prefeito de Acari-RN, Fernando Bezerra, realizou na noite desta terça-feira, dia 02 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, a leitura da mensagem anual do Poder Executivo. O ato, foi transmitido ao vivo pelo facebook da casa legislativa - link a seguir (https://www.facebook.com/cmacarirn/videos/273705554099595).

O momento marcou a abertura dos trabalhos do legislativo municipal acariense.

"O ano de 2020 foi um marco, sob todos os aspectos, na história da humanidade. A saúde física e mental das pessoas foi abalada. A repercussão na economia foi grave. O mundo precisou reiventar procedimentos e teses. Nada foi fácil. Foi também momento de aprendizado. Um momento verdadeiramente complexo, mas de intensas lições e de muitas tristezas, muitas das quais sem nome, sem despedidas. A pandemia da Covid-19 resultou no falecimento de milhões de pessoas em todo o mundo, das quais, quase 200 mil brasileiros.

O ano de 2021 começou com a segunda onda da mesma grave pandemia. A vacinação, ainda tímida, em relação ao número de idosos aplicada é uma luz no fim do túnel, mas ainda há um longo período a percorrer.

Além do dramático quadro da saúde pública, a pandemia continua a ter fortes repercussões na economia. Situação agravada seriamente com o fim do Auxílio Emergencial. Tema, felizmente, em pauta nos últimos dias na sociedade civil, e ao que parece, presente na órdem do dia nas mais destacadas autoridades do país.

Todo este cenário tem reflexos diretos na vida municipal, aliás, a vida de fato como ela é. E bom seria se o municipalismo fosse ainda mais forte e que este país, refundado através de uma nova constituição, entregasse aos municípios melhor parcela de sua arrecadação. De todo modo, com o que temos e com o que podemos ter, precisamos escolher nossas prioridades, efetivar nosso planejamento e atuar em 2021, considerando todas as circunstâncias de um momento, não apenas difícil, mas singular. Nós estamos vivendo um momento único na história da humanidade. Assim sendo, diante desse 2021, ainda complexo, a nossa primeira recomendação é a atenção ainda mais apurada em relação às despesas públicas. O cenário econômico previsto, associado à análise dos que pesquisam sobre o assunto, indica: que as receitas municipais não serão suficientes para o atendimento às demandas. Sobretudo, os novos preços e encargos. As despesas, mesmo com a edição da Lei Complementar de Contenção dos Gastos Públicos, aumentam naturalmente, decorrente de fatores conhecidos. A inflação é um exemplo. Outros fatores que não estão previstos, como a pandemia e o próprio agravamento dela, e ainda, decorrente de novas obrigações e de novas exigências da sociedade. E tudo, de alguma forma, deságua na prefeitura municipal.

Do enxoval da criança recém nascida à urna funerária, tudo passa na pauta de trabalho da edilidade municipal, e Vossas Excelências bem sabem, porque são ouvidores da população, e como vivem mais próximos às comunidades, são os primeiros agentes políticos que sentem as demandas sociais. Daí, sempre a importância do papel que cada um de Vossas Excelências desempenha. E a grandeza do Poder Legislativo Municipal, que homenageia, além das prerrogativas de proposição e fiscalização, que são inerentes à função desta casa. Portanto, se a primeira lembrança, pontuação, recomendação, ponderação, é em relação às despesas, a segunda constatação é que as demandas não param, e é preciso fazer o exercício da escolha de prioridades.

Em 2021, dentre outras linhas de atuação, a Gestão Municipal tem elencado o aperfeiçoamento e a melhoria do serviço público de saúde, como uma das principais prioridades.

A articulação para o desenvolvimento de novos negócios na cidade e no campo, com a implementação de um programa de apoio ao empreendedorismo e a qualificação profissional, que Vossas Excelências, vereadores do município de Acari, aprovaram e públicamente agradeço esse apoio à parceria iniciada. Continuidade e conclusão das obras em andamento, cerca de 14 obras. Elaboração de projetos, que proponho novas parcerias para o município de Acari, e novamente, o apelo para que os senhores e as senhoras possam, através das suas ligações partidárias/ políticas, a exemplo do que já fazem, possam fazer ainda mais para que nesse ano, possamos, além dos pedidos da prefeitura, os pedidos de Vossas Excelências à bancada federal possam se associar a esse conjunto de obras que nós precisamos continuar, como nós estamos continuando, mas trazendo novas perspectivas de investimentos para o município.

O fortalecimento da ação contínua da limpeza urbana com introdução de campanhas educativas e a diante de ações punitivas em relação ao engajamento de todos em razão da causa maior que é o nosso orgulho de sermos a cidade mais limpa do Brasil. Nós não podemos permitir que ocorra qualquer relaxamento em relação a esse assunto, que é do urbanismo, que é da saúde pública, que é do orgulho de Acari." disse Fernando

O prefeito ainda finalizou sua mensagem, externando facilidade ao diálogo, à parceria e a busca dos laços institucionais que possam melhorar cada vez mais o desenvolvimento do município de Acari.

Confira a mensagem na íntegra através do link disponibilizado acima.