PLANTE UMA ÁRVORE E CONTRIBUA PARA AUMENTAR OS ESPAÇOS VERDES EM ACARI

por Damião Nelder de Medeiros Publicado em 02/02/2021 às 09:18

Aproveite o nosso período chuvoso e contribua com o aumento de áreas verdades em Acari, plantar uma árvore deixou de ser clichê para se tornar uma necessidade e um compromisso de todos. Pegar na enxada, arregaçar as mangas e, literalmente, cavar espaço para que todos possam colaborar com a criação de áreas verdes, tem sido uma pró-atividade bacana de muita gente. São mutirões coletivos e até mesmo indivíduos que aparecem sozinhos para contribuir. Você também pode fazer parte dessa galera e colaborar para ter cada dia mais espaços verdes tomando conta da nossa querida Acari.

O fato de se plantar árvores, frutíferas ou nativas especialmente, é realizar a recuperação florestal de matas em áreas degradadas e em matas ciliares, aquelas que se formam nas margens de cursos d’água e são fundamentais para a manutenção da quantidade e qualidade da água. Nos centros urbanos, elas são muito importantes para o equilíbrio da temperatura, tornando o clima mais agradável.

FATORES IMPORTANTES SOBRE O AUMENTO DAS ÁREAS VERDES NA CIDADE:

Neutralização de Gases do Efeito Estufa (GEE);

Combate as mudanças climáticas;

Melhoria da qualidade da água;

Redução da erosão;

Aumento da fertilidade do solo;

Melhoria na ciclagem de nutrientes;

Fornecimento de alimento, sombra e água para a fauna silvestre.

CUIDADO COM ESPÉCIES TÓXICAS

Ao plantar árvores, com objetivo de aumentar os espaços verdes na cidade, é preciso tomar cuidado com espécies tóxicas, por exemplo, o Nim Indiano, muito conhecido e que se espalhou rapidamente em nossa região.

A árvore “Nim” (nome científico: Azadirachta indica A. Juss.) é uma espécie exótica, originária da sul da Ásia. Na Índia, é bastante utilizada por adeptos da fitoterapia por possuir propriedades farmacológicas.

A planta foi introduzida no Brasil na década de 1980, com o intuito de trabalhar como um pesticida em lavouras, mas se tornou uma planta com alto poder degradante. Tem sido bastante usada no paisagismo urbano de ruas e calçadas. O que poucos sabem, é que o nim, somente pelo fato de não ser uma espécie nativa do Brasil e muito menos do Seridó, já representa uma ameaça. Ela tem se adaptado muito bem ao clima semiárido, respondendo bem até quando não recebe água regularmente. Isto se deve ao fato da árvore conseguir acessar a água do solo, com suas raízes profundas. É preciso evitá-la, e até mesmo, trocá-las por árvores frutíferas ou que seja apenas nativas. Pense Nisso!