PARA CELEBRAR OS 190 ANOS DE ACARI, PREFEITURA MUNICIPAL PREPARA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA DE 06 A 16 DE ABRIL

Publicado em 04/04/2023 às 07:43

Nossa querida ACARI, cidade localizada no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Foi emancipada em 1833, o que significa que em 11 de abril de 2023 a cidade completará 190 anos de história.

Durante esses quase dois séculos, Acari passou por diversas transformações e desenvolvimentos, tendo se destacado em áreas como a produção de algodão e a pecuária. Atualmente, a cidade é conhecida por suas belezas naturais, como a Serra das Cruzes, de Lagoa Seca, do Bico da Arara, do Gargalheiras. A cidade mais limpa do Brasil também tem um importante polo de turismo religioso, com destaque para a festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade e por ser a primeira cidade do RN a ter uma Basílica, a Basílica Menor de N S da Guia.

Acari é uma cidade que está se tornando referência na produção de peças de vestuário de alta qualidade e com pontualidade na entrega. Empresas (oficinas de costura) que operam aqui têm se destacado pela habilidade dos seus colaboradores (costureiros e costureiras) em fabricar produtos que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade, com acabamentos impecáveis e materiais duráveis. A combinação desses fatores tem impulsionado o crescimento econômico do município e a consolidação de sua reputação no mercado de vestuário.

A comemoração do aniversário de Acari é uma oportunidade para celebrarmos a história e as conquistas da cidade, bem como refletir sobre os desafios e oportunidades que se apresentam para o futuro.

Com esse contexto, a Prefeitura de Acari preparou uma extensa programação dedicada aos 190 anos do município que inicia no dia 06 e finaliza no dia 16 de abril, uma mistura de tradição, arte, cultura, religiosidade, lazer, música, esportes e muito mais. Confira:

🟢06/04 (QUI)
Gesto Solidário, com distribuição de peixes e outros alimentos
na Secretaria de Agricultura
hORÁRIO: 7H

🟢08/04 (SÁB)
Aniversário de um ano do Salão do Artesanato no Mercado Público, com concerto da Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas

Desfile de moda com roupas e acessórios confeccionados pelas artesãs acarienses
Horário: 17H

🟢09/04 (DOM)
1º Passeio Histórico Cultural pelo Centro Histórico de Acari/RN.
(Saída do Marco Zero, Igreja do Rosário, Museu, Basílica e Coreto)
Horário: 08H

19ª Corrida de Emancipação Política
Concentração: Praça do Coreto
Largada: 16H30 (em frente ao Pronto Atendimento)
Percurso: bairros da cidade (08km)

🟢10/04 (SEG)
Café da manhã para os servidores públicos municipais
Local: Municipal Clube - Horário: 07H

Início do projeto de educação patrimonial nas escolas pelo Museu Histórico de Acari, em seu 2º ano de trabalho.
Lançamento da Cartilha Virtual de Educação Patrimonial do Município de Acari/RN - Horário: 08H

Web Série: 190 Anos em 1 Minuto, nas redes sociais da
Prefeitura de Acari - Horário: 12H

Missa em Ação de Graças à Emancipação Política de Acari
Local: Igreja do Rosário - Horário: 19H

🟢11/04 (TER)
Inaugurações - Local: Rua Aurino Pires (imediações do
Açude da Santa) - Participação: Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas - Horário: 10H

Culto na igreja Realidade em Cristo
Horário: 19H

🟢12/04 (QUA)
Festa de Emancipação e abertura do Rally RN 1500
Local: Marco da Paz (Petrópolis)
14H - Superprime - Corrida na área de Box;
17H - Concerto Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas
(seguindo à rua principal do conjunto Elizabeth Galvão);
19H - Apresentação do Projeto Caixa Musical da Escola Municipal Major Hortêncio de Brito;
20H - Festa de Emancipação e Abertura do Rally RN 1500
Show musical: Robson Carneiro e Forró de Autoridade

🟢13/04 (QUI)
Breefing Rally RN 1500
Local: Museu Histórico
19H - Apresentação cultural: Poeta Francisco Damião e
Carlos Alberto;

20H - Show musical: Banda CDC
Local: Marco da Paz (Petrópolis);

🟢14/04 (SEX)
19H - Apresentação cultural - Grupo Xique-Xique de Teatro
20H - Forró na Praça
Local: Praça do Coreto

🟢16/04 (DOM)
Cavalgada da Ribeira do Acauã
05H - Alvorada Festiva;
08H30 - Saída da Cavalgada - Local: Rancho Marianos (Percurso: Zonas Rural e Urbana);
11H - Bênção em ação de graças - Local: Basílica Menor de N. S. da Guia;
12H - Confraternização na quadra externa do Ginásio de Esportes
Dr. Jorácio Mamede Galvão - Forró do Vaqueiro: Só Xotear.

#aniversariodacidade #EmancipaçãoPolítica #190Anos