DE 23 A 27 DE OUTUBRO PREFEITURA DE ACARI PROMOVE A "SEMANA DO IDOSO"

Publicado em 17/10/2023 às 12:38

O Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade é comemorado em 1º de outubro. Além de homenagear as pessoas idosas, a data também tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público.

Dados do Ministério da Saúde apontam que idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a cerca de 29 milhões de pessoas.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovado o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos dos idosos que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º da Lei 10.741/2003, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

É obrigação do Estado a efetivação de políticas que contribuam para a garantia dos direitos fundamentais previstos na constituição. Fazer valer o Estatuto do Idoso é da nossa conta.

Dando total importância ao tema, a Gestão Municipal, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) E Secretaria de Saúde (SMS) dedicará uma semana inteira às pessoas idosas, em alusão a data, promovendo atividades no âmbito da saúde, socioeducativas e culturais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

✅23/10 (segunda-feira) 06h00

CAMINHADA: CUIDANDO DA MELHOR IDADE

CONCENTRAÇÃO: PRAÇA CIPRIANO PEREIRA (CORETO)