BAIXE AQUI: CARTILHA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - ACARI/RN

Publicado em 08/04/2023 às 09:19

A cartilha de Educação Patrimonial do município de Acari é fruto do projeto “Educação Patrimonial – Acari, História e Patrimônio: Preservar é preciso”, desenvolvido e aplicado pelo Museu Histórico de Acari, por meio da Prefeitura municipal e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Durante os meses de março e abril de 2022 foram realizadas as primeiras ações do projeto com todas as turmas das escolas da Rede de Ensino Municipal e Estadual. Trabalhamos os conceitos relacionados ao patrimônio para que as crianças, adolescentes e adultos entendessem a parte teórica e conceitual, de forma que eles pudessem compreendê-los e a partir desse conhecimento possam enxergar o patrimônio com um olhar mais técnico e de valorização. É de suma importância esse trabalho contínuo de conscientização junto às escolas, e o Museu Histórico de Acari se compromete em todos os anos desenvolver esse projeto junto com a Rede de Ensino Municipal e Estadual. Dessa forma, estaremos construindo um futuro de conhecimento, valorização e preservação do patrimônio material e imaterial de Acari. Foi muito gratificante para toda a equipe o início e aplicação desse projeto, poder levar o conhecimento e fazer com que novas informações cheguem até estudantes e professores de diferentes idades, além de despertar neles o sentimento de pertencimento e valorização da nossa cultura. Esta cartilha servirá de material auxiliar para os professores em sala de aula, podendo ser uma arma para desenvolver o conhecimento de nossa história, do nosso patrimônio e de nossa cultura.

Adriano Campelo da Silva Coordenador de Cultura e Diretor do Museu Histórico de Acari