A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA URBANA, UM SERVIÇO ESSENCIAL E DIÁRIO

por Damião Nelder de Medeiros Publicado em 04/02/2021 às 08:44

Com certeza você já observou por inúmeras vezes funcionários públicos varrendo as ruas, recolhendo lixo domiciliar, podando árvores, pintando meio-fios e canteiros de praças públicas. Esse serviço se chama LIMPEZA URBANA e faz parte dos serviços de saneamento básico, que além de embelezar a cidade, nos traz bem-estar e saúde. Uma dessas ações, e de grande preocupação da Gestão Municipal, é também a retirada de entulhos das vias públicas, muitas das vezes precisando utilizar-se de máquinas pesadas para a remoção, como é o caso de metralhas de restos de construções.

Em Acari, a cidade mais limpa do Brasil, a preocupação com esse serviço público é redobrado diariamente, tendo em vista que sempre há detritos para se remover dos espaços públicos, em becos, vielas, esquinas, terrenos baldios e outros. Uma luta diária de uma equipe competente e sempre pronta para manter nossa cidade linda. Mas, é preciso entender, que o cuidado com a limpeza urbana não é tão somente da Gestão pública Municipal, e sim de cada cidadão e cidadã que aqui habita. Todos, cada vez mais unidos em relação aos cuidados com a limpeza, com certeza estaremos fazendo a manutenção desse título que tanto nos orgulha, o da "Cidade Mais Limpa do Brasil".

Contudo, é preciso entender também que a organização da coleta do lixo deve começar dentro de casa, separando o que é lixo seco e úmido e colocando na lixeira pública somente no dia em que o carro passar para coletar ( frequência de três vezes por semana em cada localidade). Agindo assim, todos estarão contribuindo para que nossa cidade permaneça limpa e agradável.