10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ACARI ACONTECEU NESTA TERÇA (25)

Publicado em 25/07/2023 às 13:13

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorreu na manhã dessa terça-feira, dia 25 de julho, em Acari, foi um evento de extrema importância para a comunidade local. Convocada pela Prefeitura Municipal através do DECRETO Nº 106, DE 13 DE JULHO DE 2023, em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência teve como objetivo essencial avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no município.

Com o tema central "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência buscou debater e refletir sobre os desafios e oportunidades na área da assistência social. O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é uma política pública fundamental que visa garantir direitos, inclusão e proteção social para a população em situação de vulnerabilidade, promovendo o desenvolvimento humano e a cidadania.

A realização dessa conferência é uma demonstração clara do compromisso da gestão pública com a melhoria das políticas sociais em Acari. Ao reunir profissionais da assistência social, representantes de organizações da sociedade civil, usuários dos serviços, e outros atores envolvidos na área, a conferência proporcionou um espaço para o diálogo, a troca de ideias e a construção coletiva de propostas que impactarão diretamente a vida dos cidadãos acarienses.

As discussões durante o evento abrangeram diversos tópicos, como a ampliação do acesso aos serviços, a qualificação dos profissionais da área, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e a articulação entre os diferentes setores para uma atuação mais integrada e eficiente na assistência social.

Os resultados da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social foram consolidados em relatório que seguirá com os delegados eleitos na etapa municipal à 14 conferência estadual, que servirá de base para a elaboração de políticas e programas voltados ao desenvolvimento social e humano em Acari. Dessa forma, as propostas e encaminhamentos discutidos pelos participantes serão levados em consideração pela administração pública, reforçando o caráter participativo e democrático da construção de políticas sociais efetivas.

Em síntese, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em Acari representou um marco significativo para o município, pois promoveu a união de esforços para repensar e reconstruir o SUAS, buscando um futuro mais inclusivo e justo para todos.